Com os objetivos de expandir o Pathwork® para aqueles que não têm acesso de forma remunerada a esta metodologia de autoconhecimento e viabilizar um campo de prática voluntária para a Comunidade Pathwork® Bahia, o IPBa iniciou, em maio de 2017, seu Projeto Social “Autoconhecimento na Educação e Trainee Path”, coordenado por Rita Brasil e Joanna d’Arc Sales.

O trabalho vem sendo desenvolvido na Creche Escola Futura Geração quinzenalmente, nas quintas feiras à tarde. A escolha por trabalhar em uma instituição de ensino foi pautada pela crença de que por meio de um trabalho na área de educação é possível plantar as sementes do conceito de educação da nova era, focado na formação de um ser humano integral.

Enquanto os professores e outros adultos que trabalham na creche participam de um grupo de estudo do Pathwork®, outros voluntários, membros ou aderentes da comunidade Pathwork® Bahia, cuidam e realizam atividades recreativas com as crianças, desde as de colo até cinco anos. Há ainda um grupo de adolescentes, que já frequentaram a creche escola, que vem se beneficiando também do trabalho de autoconhecimento levado pelos voluntários.

Este trabalho já apresenta resultados. Hilda Cruz, diretora e professora da creche escola, afirmou que “é bom poder parar um pouco e ter um tempo pra gente. Tá fazendo a gente crescer como ser humano”. Também a auxiliar de classe Dilma Dias percebeu benefícios: “com esses encontros estou aprendendo mais coisas, convivendo mais”.