O Pathwork®, cuja tradução literal é “Trabalho do Caminho”, é uma metodologia de autoconhecimento, baseada em um conjunto de palestras transmitidas a Eva Pierrakos por uma entidade de consciencia evoluída, denominada “o Guia”. Estas palestras visam o desenvolvimento espiritual. Contem conceitos e orientações sobre como remover os obstáculos para acessar o Centro do Ser,  a criatividade e força vital, ampliando a intimidade no relacionamento consigo mesmo, com o outro e com o Universo; plena realização, prazer e alegria.

Pilares da Metodologia: as palestra, o grupo e a Meditação.

Ferramentas: revisão diária, exercicios reflexivos e prece.

A mais significativa ferramenta é você com a sua autorresponsabilidade pessoal, vontade,determinação, honestidade e beleza.

A metodologia é eminentemente prática e aplicável ao nosso dia-a-dia. É muito útil para pessoas que estão buscando conhecer mais a si mesmo e entender a razão de certos acontecimentos em sua vida, como um caminho espiritual. Com freqüência essa busca se manifesta como uma sensação de inquietação, um anseio, um vazio que nada preenche.

Na introdução de seu livro Não Temas o Mal, Donovan Thesenga, que dedicou mais de trinta anos ao Pathwork®, citando o Guia, afirma que a inconsciência de nossas falhas é a fonte de todo sofrimento humano, de todos os conflitos: internos, entre pessoas e entre nações. O Pathwork® nos mostra, passo a passo, como trazer esses aspectos à consciência, lidar com eles, aceitá-los sem ser coniventes, reconhecer seu efeito sobre nossa vida e transformá-los. Somos aos poucos orientados na direção da plena responsabilidade, a perceber que não somos vítimas, que as situações de nossa vida foram criadas por nós, consciente ou inconscientemente, e que assim como as criamos podemos mudá-las e tornar nossa existência cheia de alegria, paz, harmonia, prazer, realização em todos os aspectos.

O Pathwork® é uma marca registrada que só pode ser utilizada por aqueles que tenham sido habilitados por um Programa Pathwork de Transformação Pessoal, implementados nas diversas regiões do mundo e autorizados pela Fundação Internacional do Pathwork®.
É comumente denominado como “O Caminho”