Início do Pathwork no Brasil

O Pathwork® chegou ao Brasil em 1990, na cidade de Salvador, através da psicóloga AIDDA PUSTILNIK. Encantada com as palestras e tendo estado no Centro internacional do Pathwork® em Phoenicia, região de Nova York(USA), Aidda começou a trabalhar com grupos de estudos de Pathwork® em Salvador e em pouco tempo, já havia um grande número de participantes. Foi assim que convidou membros da Comunidade dos Estados Unidos para dar inicio em Salvador ao primeiro treinamento na metodologia do Pathwork® no Brasil, incluindo profissionais de diversas regiões, além da Bahia: Brasilia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, São Paulo e, fora do Brasil, a Argentina.  “Sentir um chamado de nossa alma e poder dar o consentimento de segui-lo é sempre uma alegria e uma grande recompensa. Quando senti o chamado para trazer o Pathwork® para o Brasil, não pensei se isto seria possível, se seria difícil, se seria algo que estaria além das minhas forças. Apenas pude dizer “SIM” e a vida também respondeu a mim com um sim. Esta tarefa hoje, nas mãos de todos aqueles que assumiram difundi-la é uma benção e uma alegria. Apenas posso dizer a todos os que se sentem atraídos por este Caminho, sigam o chamado de sua alma e tudo será acrescentado”.

Texto compartilhado do site do Pathwork Sul
(http://www.pathworksul.com.br)

Instituto Pathwork Bahia – IPBA

O Instituto Pathwork® Bahia foi fundado em 19 outubro de 2001, pelos helpers baianos habilitados na primeira turma do Brasil, integrando a rede mundial de Pathwork®, coordenada pela Pathwork Foundation – USA. É regido por um Estatuto Social que tem por objetivo a difusão da Metodologia de autoconhecimento e desenvolvimento espiritual denominada Pathwork®. Tem como categorias de associados: Fundadores, Efetivos – Helpers e Facilitadores de Pathwork®, Contribuintes, Voluntários, Profissionais, Beneméritos, Patrocinadores e Institucionais.

Estes sócios integram a Comunidade espiritual do Pathwork® na Bahia que tem por objetivo comum a evolução planetária, dedicando-se a este propósito através do processo do autoconhecimento.

Em 2002 deu-se inicio ao primeiro Programa Pathwork® de Transformação Pessoal – PPTP do Nordeste, coordenado por Helpers associados ao IPBa,  com a assessoria de Helpers da Foundation, envolvendo o Ceará, Pernambuco e Paraíba.  Com a criação da Associação Pathwork®  em 2003, esta passou a coordenar o Programa, concluindo a primeira etapa, em abril de 2006.

Em maio de 2004, o Instituto iniciou em Salvador seu 1º Programa de Transformação Pessoal , finalizado em outubro de 2008 onde foram habilitados 26 novos facilitadores de Grupos de Estudos de Pathwork®.

Hoje, o Pathwork® da Bahia, conta com uma rede de aproximadamente 450 participantes, incluindo, além de Salvador, os municípios de Arraial d’Ajuda, Cipó,  Eunapolis, Feira de Santana, Ipiaú, Porto Seguro e Tucano, na Bahia e outros estados como Pará e Sergipe.

Visão:

“Contribuir para a evolução da consciência individual, coletiva e planetária, concebendo o ser humano na sua multidimensionalidade – física, emocional, mental, espiritual”.

Missão:

“Difundir o Pathwork – Metodologia de Autoconhecimento e Transformação – para pessoas, grupos e organizações na Bahia e outras localidades, gerando relações humanas mais saudáveis, contribuindo para o processo evolutivo e a cultura da autorresponsabilidade , com resultados práticos no cotidiano.”

Valores:

Autorresponsabilidade
Compromisso
Fidelidade à metodologia
União
Verdade